top of page

Abricorona

A frente Abricorona surgiu com o pensamento de que nós como EMAU e estudantes de Arquitetura e Urbanismo devemos olhar a pandemia no contexto da cidade e nisso surgiu o anseio de atuação e contato com a sociedade nesse momento, mesmo que virtual. Com isso, dentro dos limites desse cenário, resolvemos ser um canal e articular a nós ações e projetos já existentes a fim contribuir, entender as demandas e divulgar. A partir disso, começamos a nos reunir semanalmente para atuar nessa frente.

​

​

Beleza, mas como funciona?

​

Dentro do Abricorona temos as frentes internas, cada uma com sua função. São elas:

​

Comunica: Aproximação com projetos solidários a fim de entender suas necessidades e divulga-las. Nessa frente tivemos como atividades: divulgação de mapeamentos de ONGs atuantes no Rio de Janeiro, como também cartilhas instrutivas  de cuidados e combate à Covid-19, entre outras. Dentre os projetos solidários, destacam-se:

​

      Casas de repousos: buscou contato com casas de repouso a fim de saber quais são as demandas que precisam ser supridas a fim de divulgá-las para que mais pessoas se mobilizem a ajudar, essas instituições foram postadas em nosso site para maior facilidade de doação.

​

       Apoio psicológico: Divulgação de projetos de assistência psicológica online voltada principalmente para profissionais na linha de frente ao combate ao COVID-19, ação importantíssima principalmente nesse período.

​

Após um ano de divulgações das ações e das vaquinhas encerramos as abas de postagens aqui no site. Obrigado pela ajuda! Vacine-se!!

​

​

Carta aberta: escrita de uma carta manifesto em defesa a situação dos funcionários da área da saúde, com o intuito de reivindicar ações em prol desses servidores. Com ajuda do professor Thiago Grabois, da FAU UFRJ, apresentamos a carta como forma de apoio, defesa e também pensando na vulnerabilidade desses trabalhadores, tentamos contatar o Sindicato da Construção Civil para entender a situação e somar esforços.

CARTA ABERTA

ASSISTÊNCIA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE AO COMBATE A PANDEMIA DA COVID-19 VINCULADOS COM AS UNIDADES DE SAÚDE.

Concurso CAU: O Abricó foi premiado no Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde, promovido pelo CAU/RJ, na categoria Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social. A premiação teve como objetivo promover a ATHIS- Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social- como estratégia para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

 

O projeto consiste na construção de um ponto de higienização comunitária em Indiana, favela do Complexo do Borel. A estrutura possibilita higienização pessoal e limpeza de espaços comuns, como os becos e vielas. Será instalado sistema de captação de água da chuva para reuso e haverá área dedicada à divulgação de informações de conscientização sobre a pandemia.

 

Saiba mais sobre este projeto AQUI

bottom of page