top of page

Concurso DE IDEIAS E PRATICAS : Cidade, Moradia e SaUde 2021

117872427_1658535620994450_8851237273000429701_o.jpg
117335359_1658535410994471_2034650615412550676_o.jpg

Dez projetos foram premiados no Concurso de Ideias e Práticas: Cidade, Moradia e Saúde. Oito, na categoria Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social e duas, em Defesa da moradia como promoção de saúde. Cada proposta receberá R$ 10 mil, que deverão ser reinvestidos em ações de combate ao novo coronavírus, visando a mitigação de seus impactos sociais e sanitários.

EMAU Abricó
Título do trabalho: Ponto de Apoio de Higienização Comunitária.
Categoria: Defesa do território como promoção de saúde e bem-estar social

O projeto consiste na construção de um ponto de higienização comunitária em Indiana, favela do Complexo do Borel. A estrutura possibilita higienização pessoal e limpeza de espaços comuns, como os becos e vielas. Será instalado sistema de captação de água da chuva para reuso e haverá área dedicada à divulgação de informações de conscientização sobre a pandemia.

Devido a carência de abastecimento regular de água tratada ser realidade de muitas favelas do Rio de Janeiro, dentre elas Indiana, favela do Complexo do Borel (onde já atuamos),  além de o acesso a água limpa e segura ser um direito humano básico e dado o contexto atual, de extrema necessidade para  a prevenção de doenças, dentre elas a COVID-19, vimos a necessidade da construção de um ponto de higienização comunitária na favela Indiana. Assim, buscando democratizar o acesso a água na comunidade. A estrutura proposta possibilita formas de higienização pessoal e também limpeza de espaços comuns, como os becos e vielas.

O projeto será implementado em uma área livre, arejada e com iluminação natural ao longo de todo dia, além do seu fácil acesso na comunidade. O espaço já possui abastecimento de água e também será instalado um sistema de captação de água da chuva para reuso e limpeza dos becos, com desenho de escoamento de água adequado. Para a higienização das roupas e itens pessoais, os moradores já disponibilizaram máquina de lavar roupas, sendo necessário o desenho de estrutura adequada para secagem das mesmas.

Além disso, a proposta  inclui o projeto de uma área dedicada a divulgação de informações de conscientização sobre a pandemia da COVID-19 e sobre os diversos serviços ofertados pela própria comunidade que contribuam na prevenção à COVID-19.

Após a inscrição no Concurso CAU e termos sido um dos escolhidos a ter apoio financeiro, o projeto entrou em fase de detalhamento e implementação através de reuniões semanais.

Confira os outros ganhadores no site da CAU.

prancha_final.jpg
bottom of page